terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Visto Americano: Minha Experiência

Muitos brasileiros que sonham em ir aos Estados Unidos sabem que devem passar por um processo um tanto quanto chato para tirar o visto, e ainda correr o risco de chegar na hora da entrevista e ter o visto negado. Para aqueles que tem de passar por esse processo pela primeira vez, surge um sentimento de nervosismo e expectativa muito grande.

Por isso vou compartilhar com vocês a minha experiência durante todo o processo e algumas dicas que creio que foram muito úteis, principalmente no momento da entrevista.

Primeiramente você deve ter um passaporte. Se ainda não tem, deve solicitá-lo na página da Polícia Federal, pagar uma taxa de aproximadamente R$250,00 e fazer um agendamento na sua cidade.


Com o passaporte em mãos está na hora de preencher o formulário DS-160 que você encontra na página do Consulado Americano
Eu entrei em vários sites e assisti vários vídeos que ensinam a forma correta de preenchê-lo, pois qualquer erro ou divergência pode acarretar um visto negado. Preencha com cuidado e confira suas respostas várias vezes antes de enviar e gerar o boleto de pagamento (taxa de 160 dólares).

Após efetuado o pagamento da taxa, você deverá criar um conta na página de Vistos de Não Imigrantes e agendar um dia para comparecer no CASV e outro dia para a entrevista no Consulado. Eu fui em São Paulo, pois é a cidade mais perto pra mim.

O primeiro dia no CASV é relativamente tranquilo, você pega algumas filas para conferir o agendamento e passaporte, tira foto e reconhece digitais. Isso pode ser feito num domingo, pois ele abre no período da tarde.

Já no segundo dia você deve chegar no Consulado com 15 minutos de antecedência, passar por detector de metais e pegar mais algumas filas que tendem a andar rápido. O local da entrevista possui aproximadamente 20 cabines e uma pessoa irá te direcionar para uma delas.
Eu fui entrevistada por uma mulher, ela era bem séria e digitava bastante no computador, o que me deixou um pouquinho nervosa.
Segue as perguntas que ela me fez:
- O que você faz?
- Pra onde você vai?
- Vai com quem?
- Você já é formada?
- O que você estuda?
- Você vai viajar no período de férias?
- Com quem você mora?
- O que seus pais fazem?
- Você que vai pagar sua viagem?
- Como vai custear essa viagem?
Após todas essas perguntas, as quais eu respondi com calma e olhando nos olhos, ela disse que meu visto foi concedido, me entregou um papel com instruções da chegada do passaporte com o visto e fui embora.
Nesse momento só pensei: UFA! rs, pois eu achei que ela me fez muitas perguntas e estava pensando em não me dar o visto. Mas no final deu tudo certo. Eu respondi de acordo com as informações que coloquei no formulário, de maneira firme, honesta e sem mostrar nervosismo. Creio que isso foi essencial para a minha aprovação.


Lembrando que alguns entrevistadores podem pedir documentos de comprovação de renda ou vínculos com o Brasil, como por exemplo: extratos bancários, carteira de trabalho, declaração escolar, entre outros. Ou seja, é recomendável levar todos os documentos possíveis que possam te ajudar. No meu caso não me pediram nada, mas poderia acontecer e aí você tem que estar preparado.

Espero que tenha ajudado e se tiver alguma dúvida, escreva nos comentários! 



Nenhum comentário :